A sustentabilidade está em alta, inclusive quanto o assunto é moda e estilo. Seguir a onda do menos é mais e reutilizar objetos para composições ecológicas e criativas é uma tendência. Estes fundamentos também podem ser utilizados para a decoração do quarto de bebê com material reciclado, ajudando na organização e no embelezamento do cômodo.

A começar pelo enxoval de bebê. Roupas e colchas velhas, que teriam o lixo como destino certo, podem ser matéria-prima para a confecção de uma colcha nova em patchwork, processo que consiste em emendar retalhos costurados a fim de formar desenhos. Os mesmos materiais podem ser usados para fazer almofadas, cobre-leito, painéis de parede e brinquedos, dando um toque especial à decoração do quarto de bebê a partir de materiais reciclados.

Caixas de papelão podem virar guarda objetos, assim como as caixas de sapatos, encapadas com papel ou tecido e até mesmo pintadas. Gavetas velhas podem se transformar em úteis prateleiras ou até mesmo em belos nichos. As antigas páginas de revistas em quadrinho coloridas podem se transformar em papeis de parede, deixando a decoração do quarto de bebê com material reciclado bem humorada.

Outra opção para revestir as paredes é recorrer à palha natural e usar uma escada de bambu, em vez da marcenaria. O painel decorativo ainda pode ser feito de madeira de demolição e o material pode ser empregado como suporte para a instalação de luminárias. Acompanha a decoração do quarto de bebê com material reciclado o uso de tapete com sobras de EVA trançado, bem como um futon de algodão orgânico com revestimento de tecido reciclado.