Você sabe quais são as chances de você ter uma gravidez múltipla? Bom, nós não sabíamos e fomos pesquisar. A diferença óbvia é que nessa gestação há o desenvolvimento de dois ou mais fetos na cavidade uterina, diferente da simples, onde há apenas um feto. 

De acordo com médicos especializados em reprodução, as chances de uma mulher ficar grávida de gêmeos de forma natural é 1 em 90. Essa probabilidade depende aumenta quando há um ou mais casos na família ou quando essas mulheres têm uma pré-disposição para terem dupla ovulação, facilitando assim a fecundação de dois ou mais óvulos.

Com os avanços médicos e a utilização de técnicas de reprodução assistida, o número muda radicalmente, acontecendo em 3,2% dos casos. Mas e as mulheres que ficam grávidas de gêmes sem casos na família? Pra quem achava que era impossível, fiquem sabedo que não é.

Entre os fatores que podem influenciar estão:

  • a idade da mãe: entre 35 e 40 anos há maiores chances de uma gravidez de múltiplos. O motivo é que, com o envelhecimento, o corpo tende a produzir mais hormônios, produzindo de mais óvulos de cada vez.
  • a altura da mãe: mulheres altas têm 30% de chances a mais de ter uma gravidez gemelar.