Nós aqui do Blog da Babies somos super fãs do site Mundo Ovo. Outro dia lemos lá um post muito bacana que falava sobre os marcos da independência infantil. Aí pensamos: por que não desenvolvermos o assunto por aqui? Mesmo com a ajuda dos livros, informações dos pediatras, fica difícil saber - ou entender - em que fase a criança faz o quê. Todas nós sabemos que cada criança tem seu tempo próprio de desenvolvimento, mas é legal saber o parâmetro, para podermos nos guiar. Quando seu filho deve começar a escovar os dentes sozinho, ou tomar banho? Já está na hora de  tirar a grade da cama? E andar de bicicleta sem rodinhas?

Guardar brinquedos
A criança com 1 ano e meio já pode começar a ser inserida em tarefas como guardar suas roupas, calçados ou brinquedos no local.

Organizar o armário
Em média, com três anos eles já são capazes de organizar suas coisas. Isso desenvolve o pensamento lógico (separando as peças por cor, modelo ou forma. Essa ação exige do seu filho planejamento, atenção e responsabilidade.

Na cozinha
Entre 5 e 6 anos a criança já pode ajudar a lavar a louça (peças plásticas, é claro). Dessa forma, ela irá desenvolver um domínio motor ao administrar o manuseio do peso do objeto e o fato de estar escorregadio.

Escovar os dentes
Aos 4 anos, sob supervisão de um um adulto, eles são capazes de escovar corretamente. Aos 6 esse exercício já o treinou e a rotina pode ser feita sem ajuda da mãe ou pai.

Tomar banho
Criança não gosta de entrar no banho (algumas!), mas efetivamente tomar banho é diversão garantida! A partir dos 6 anos eles já sabem se lavar sem ajuda.

Amarrar o sapato
Eles aprendem a amarrar entre 5 e 6 anos. Não aposte apenas nos sapatos com velcro pois é muito legal vê-los orgulhosos de seus feitos.

Mesada
É indicado que, a partir de 6 anos, a criança já receba uma semanada. Porque decidimos fazer uma matéria sobre mesada e como meu filho era o mais velho, ele serviu de cobaia. Volta e meia eu esqueço. Depois de um mês ele faz as contas e vem me cobrar.