Babies

O Feng Shui é uma técnica chinesa, bastante utilizada no Ocidente, que tem como fundamento o equilíbrio do Yin (vento) e do Yang (água). Acredita-se que, por meio dela, se preservam as boas influências, contribuindo para a saúde e bem-estar dos moradores e das pessoas que frequentam o ambiente. A harmonização pode ser obtida através de alterações na arquitetura, forma, cor ou posicionamento dos objetos. Especialistas usam o feng shui para o quarto de bebê, proporcionando tranquilidade e relaxamento.

A primeira dica de feng shui é a escolha da posição do quarto do bebê na casa. Deve-se evitar o cômodo no final do corredor, pois, ele acelera a energia Chi (energia vital). O ideal é que ele esteja no meio, desde que não exista um banheiro como cômodo vizinho de parede ou que a porta do quarto fique de frente para a porta do banheiro. Quando o quarto do bebê é uma suíte, a porta do banheiro deve estar sempre fechada.

Outra orientação para a aplicação do feng shui no ambiente é a forma e disposição do berço. A preferência deve ser para os com cabeça inteiriça, em vez dos modelos vazados. O berço não deve ser colocado de frente para a porta, pois, pode causar nervosismo, irritabilidade, inquietude e dificuldades para dormir. O ideal é que ele fique na diagonal (do lado oposto à entrada) para que se tenha a visão de quem entra e sai do quarto.

O berço não deve ser colocado embaixo de vigas e tubulações porque são considerados altamente negativos, nem encostado na parede do banheiro. Além disso, deve-se evitar encostar a cabeceira e a cama auxiliar na parede, a fim de diminuir a agitação. O berço deve ser colocado debaixo de janelas e com os pés voltados para a porta. Prateleiras sobre o berço impedem o fluxo de energia.

Evitar os espelhos é outra dica de feng shui. Se for usado, nunca deve estar em frente aos pés da cama. Os chineses acreditam que ver a própria imagem ao acordar não traz boa sorte. Na decoração, a recomendação é preferir a iluminação difusa, como a dos abajures, e priorizar os tecidos em algodão, com cores suaves. Os eletrodomésticos devem ficar de fora.

A colocação de móbiles complementa o feng shui no ambiente, desde que eles não sejam muito grandes e fiquem em cima cabeça do bebê. Além de assustar, sufocam as energias. O ideal é pendurá-los nas prateleiras da cômoda e ao lado do berço. O colorido aguça os sentido e desperta a curiosidade. Por isso, também podem ser usados sinos e bailarinas dos ventos, birutas e cata-ventos.