Nossa, como o tempo passou rápido. Já estamos quase nos nove meses! A essa altura, na 38ª semana, o bebê está pronto para nascer. A maioria vem ao mundo até completar 40 semanas, mas é normal que o parto aconteça até a 42ª, desde tudo seja monitorado pelo seu médico. O feto tem aproximadamente 2.800 g e mede cerca de 45 cm.

Uma das gracinhas que ele faz é mexer e chupar o dedo e brincar com o cordão umbilical. Eles dormem, em média, 15 horas por dia e, inclusive, sonham! O pequeno intestino já tem fezes (formadas pela ingestão dos resíduos do líquido amniótico que ele engoliu durante a gravidez), a pele está limpa, as unhas grandes e os pés e mãos já apresentam ruguinhas.

Chegou a hora!

É importante que você reconheça os sinais de que chegou a hora de correr para maternidade. Fique atenta se você está tendo contrações uterinas, ao rompimento da bolsa d'água ou sangramento vaginal. Ao sinal de qualquer uma das opções anteriores, ligue para o seu médico. E lembre-se: o ideal é que você tenha ganhado entre 9 e 12 kg até agora. Mais que isso pode trazer problemas para você e para o bebê.