Como escolher o furo do bico para mamadeira?

A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de mamadeira, especialmente, até os seis meses de idade do bebê. Entretanto, com o retorno da mulher ao trabalho após a licença maternidade, a alternativa é indispensável para garantir a alimentação do bebê, e pode ser uma escolha bastante acertada se tomada com cautela. Além disso, não raras vezes, as mães precisam complementar a amamentação por meio da mamadeira. Escolher o furo correto do bico para mamadeira é essencial para garantir a saúde do bebê.

O mercado dispõe de vários modelos de furo em bicos para mamadeira adaptados para cada consistência de alimento. Escolher o tamanho certo é importante para que o bebê use força muscular suficiente e realize os movimentos de língua adequados, tal qual são feitos no peito da mãe, articulando melhor as funções de sucção, deglutição e respiração.

Os especialistas recomendam que o furo do bico para mamadeira seja pequeno para que o bebê não engasgue. Além disso, um furo menor do que o recomendado pode acarretar problemas na musculatura facial da criança, visto que a quantidade de força a ser despendida é menor do que em um bico de mamadeira com furo maior.

Abaixo, trazemos algumas indicações de furo do bico para mamadeira da NUK e de bico de mamadeira da MAM, marcas tradicionais:

Mamadeira NUK:

Mamadeira MAM:

Como escolher o bico para mamadeira?

Vale lembrar que, ao escolher a mamadeira, a opção deve ser pelos bicos ortodônticos. Existem duas versões no mercado: em látex (amarelado) e silicone (transparente). O primeiro é indicado para crianças com menor força de sucção, ao contrário do segundo. O tamanho de bico para mamadeira número 1 é destinado a bebês de zero a seis meses e o de número 2 para crianças acima de seis meses.