As férias finalmente chegaram! Depois de um (ou mais de um) ano de espera, finalmente você se prepara para descansar um pouco. Já separou os documentos precisa, roupas e... tem certeza que está tudo pronto? Antes de passar horas intermináveis dentro do avião, confira nosso checklist!

Documentos: para viagens internacionais, o primeiro documento a separar é o passaporte. A nova versão do documento (de capa azul) não traz filiação, portando não se esqueça da certidão de nascimento ou da identidade da criança (para pequenos de 0 a 12 anos). No caso de viagem com amigos, é preciso autorização de ambos os pais, com firma reconhecida, em cartório. Já para viagens nacionais, crianças até 12 anos precisam de autorização de um dos pais a não ser que esteja acompanhada por pelos avós, tios ou irmãos, comprovando o parentesco.

Preparação: escreva uma lista dos itens básicos para não esquecer! Mudas de roupas, casaco, fraldas, mamadeira, chupetas, alguns brinquedos favoritos, lenços umedecidos, kit de primeiros socorros. A maioria das companhias aéreas oferece refeições especiais, basta solicitar com antecedência.

Distrações: confira se o avião que vocês vão embarcar possui TVs individuais para entreter as crianças. Outras opções são brinquedos como blocos de encaixar, dobraduras de origami ou brincadeiras de colorir, passa o anel. Para os maiores, sugestões como os livros preferidos, um DVD portátil ou seu iPad são garantias de diversão.

Por último mas não menos importante está a dica para diminuir a pressão no ouvido. Amamente o pequeno ou dê a mamadeira na decolagem e no pouso para que o movimento de sucção ajude a amenizar o incômodo. E boa viagem!